Para listar todas as despesas cadastradas no SisMaçom acesse o menu "Tesouraria" > "Despesas". Aparecerão todas as despesas cadastradas conforme mostra a figura abaixo.
Nota: A visualização das despesas cadastradas só estará disponível para os usuários do sistema com perfil "Tesouraria".
Nessa tela é possível alterar ou remover uma despesa clicando no botão "Opções" destacado na imagem acima. Também é possível visualizar um detalhamento de uma despesa clicando no link destacado na imagem acima.
Detalhamento da despesa:
Ao clicar no link destacado na figura acima, abrirá uma janela com os detalhes da receita (figura abaixo).
Essa janela possui 2 abas:
- Aba "Conta a Pagar", onde são exibidos todos os detalhes da despesa cadastrada;
- Aba "Pagamentos", onde são exibidas as informações sobre o pagamento, caso o mesmo já tenha sido efetuado.
Selecionando diversas despesas:
Ao selecionar diversas despesas (como mostrado na imagem abaixo) e clicar no botão "Itens", aparecerão as opções de "Quitar" ou "Excluir" as despesas selecionadas. A opção "Excluir" mostrada na imagem abaixo é utilizada para a exclusão de despesas em lote, ou seja, você poderá selecionar todas as despesas que desejar excluir e realizar a exclusão das mesmas clicando no botão "Itens" > "Excluir". Da mesma forma, a opção "Quitar" é utilizada para a quitação de receitas em lote.
Observação: Note que o número mostrado dentro do botão "Itens" corresponde ao número de despesas selecionadas.
Nota: Existe um manual dedicado exclusivamente à quitação de despesas.