Quando um pagamento foi realizado de forma equivocada é possível desfazer a operação de forma muito simples. O primeiro passo é localizar a receita ou despesa. Para isso abra a tela correspondente (receita ou despesa, conforme o caso).
O acesso deve ser feito pelo menu “Tesouraria” > “Receitas” ou “Despesas”. Na tela que vai aparecer tente usar filtros para localizar o pagamento com maior facilidade ou tente navegar pelas páginas.
Certamente essa receita/despesa estará com a situação “QUITADA” ou “QUITAÇÃO PARCIAL” pois estamos tentando estornar um pagamento que foi feito equivocadamente. Em ambos os casos, uma vez que você localizou a receita/despesa, clique em sua descrição para abrir a tela de detalhamento. Nessa tela você deve entrar na aba “Pagamentos”, identificar o pagamento que deseja estornar e clicar no botão representado com uma lixeira (botão "Remover"), conforme imagem abaixo:
Nota importante: O estorno de um pagamento afeta o saldo da conta financeira, pois o lançamento será removido. O sistema não fará um novo lançamento de crédito ou débito para corrigir o erro, ele simplesmente vai apagar o lançamento realizado. Outro ponto importante é que a conta a pagar/receber voltará para a situação “ABERTA”.
Outro Caminho:
Também é possível realizar o estorno de um pagamento direto no “Extrato da Conta”. Se você preferir encontrar o lançamento dentro do extrato, você pode usar esse caminho para excluir o lançamento. Nesse caso, o acesso é pelo menu “Tesouraria” > “Extrato de Conta”.