Para registrar uma receita acesse o menu "Tesouraria" > "Receitas" e clique no botão "Nova Receita" (figura abaixo).
Nota: O cadastro de receitas estará acessível apenas para usuários com o perfil "Tesouraria".
Abrirá uma tela para que você possa cadastrar a receita (figura abaixo).
Observação: Os campos destacados com um asterisco (*) vermelho são de preenchimento obrigatório.
Na tela de cadastro de receita (figura acima) você pode inserir diversas especificações, são elas:
- Descrição: é o título da receita, por exemplo, "Mensalidade - Abril/2020";
- Categoria: aqui você pode escolher uma categoria previamente cadastrada, ou adicionar uma nova clicando no botão "Nova";
- Vencimento: selecione aqui a data de vencimento da receita;
- Valor: insira neste campo o valor da receita;
- Situação: selecione aqui se esta é uma receita a receber ou recebida. Ao selecionar a opção "recebida" a receita cadastrada ficará com o status de "Quitada", nesse caso o sistema irá solicitar a data de quitação e será gerado um lançamento de crédito na conta financeira indicada no campo "Creditar na conta". Este campo vem preenchido por padrão com a situação "a receber". Quando a situação for "Quitada" e a geração de recibo estiver ativa será gerado um recibo para cada cliente selecionado;
- Creditar na conta: escolha uma das contas financeiras na qual será gerado o lançamento de crédito assim que a receita for quitada;
- Tag: este campo permite a seleção de clientes em lote por meio de uma tag (marcador) já cadastrado;
- Cliente: neste campo você poderá selecionar um ou mais clientes, sendo que ao selecionar vários clientes a receita será lançada para cada um deles. É importante observar que se a situação for "recebida" será lançado um crédito na conta financeira referente a cada cliente selecionado. Também é possível cadastrar um novo cliente clicando no botão "Novo";
- Repetir mensalmente: esta é uma opção utilizada para facilitar o lançamento de receitas com recorrência mensal, por exemplo, lançar todas as mensalidades do ano para todos os irmãos de uma vez só;
- Tipo: neste campo é possível selecionar o tipo de receita, por exemplo, cheque, fatura, nota promissória etc;
- Número: campo utilizado para auxiliar na identificação do tipo de receita;
- Centro de custo: selecione aqui um centro de custo para a receita;
- Observação: é possível inserir observações sobre a receita.
Os campos de preenchimento obrigatório são: Descrição, Categoria, Vencimento, Valor e Creditar na conta.