No SisMaçom você pode cadastrar quantas contas quiser e ainda separá-las em dois tipos (conta caixa e conta bancária), o que possibilita uma melhor visão e controle das finanças. Por padrão, o sistema já traz uma conta cadastrada chamada “Caixa da Loja”. Mas você pode alterá-la e criar outras conforme a sua necessidade. Como exemplo, você poderia ter uma conta para a Hospitalaria da Loja e controlar as entradas e saídas de beneficência, pode ainda criar uma conta bancária e controlar o saldo por meio de conciliação bancária.
Nota: Essa funcionalidade é exclusiva para usuários com o perfil "Tesouraria".
Acesse o menu “Tesouraria” > “Contas e Caixas” para listar as contas existentes (imagem abaixo).
As contas ativas serão listas, exibindo o saldo de cada uma delas. É possível, a partir dessa tela, acessar o extrato das contas, alterá-las e criar novas contas.
Cadastrando uma nova conta
Para cadastrar uma nova conta, clique no botão “Nova Conta”, preencha o nome, escolha o tipo e depois clique em "Salvar".
Alterando uma conta existente
Para alterar uma conta, você deve clicar no botão representado por um lápis. Na tela de alteração, preencha os dados e clique em “Alterar”.
Desativando uma conta
Para desativar uma conta, siga os mesmos passos descritos para alteração de conta, mas deixe a opção “Ativa” desmarcada e clique em “Alterar”. Quando uma conta está inativa, novas receitas/despesas não poderão ser cadastradas nessa conta.
Conta Corrente dos Irmãos (“clientes”):
O sistema também agrupa os pagamentos e débitos dos Irmãos por ordem de data em uma tela que chamamos de “Extrato por Pessoa”. Diversas lojas também chamam isso de “conta corrente do Irmão”. Esta é uma forma que o sistema organiza e disponibiliza as informações para facilitar a administração, mas é importante saber que essas contas não são contas financeiras como as que mencionamos acima que precisam ser criadas, ativadas e desativadas pois todo Irmão terá as suas informações agrupadas de forma automática pelo sistema.
Saldo Inicial de uma conta financeira
As contas, quando são criadas, vem com saldo zero. Sugerimos que seja feito um lançamento de crédito (receita), com a situação quitada, com a descrição “Saldo Inicial”, ou ainda “Saldo do Exercício Anterior”, ou qualquer outro texto indicativo, informando ao final o valor e a data correspondente.
As contas, quando são criadas, vem com saldo zero. Sugerimos que seja feito um lançamento de crédito (receita), com a situação quitada, com a descrição “Saldo Inicial”, ou ainda “Saldo do Exercício Anterior”, ou qualquer outro texto indicativo, informando ao final o valor e a data correspondente.