Ao fazer o lançamento de uma nova despesa, você tem a opção cadastrá-la como quitada, ou seja, indicar que de fato essa despesa já se realizou e o valor saiu do caixa. Entretanto, algumas despesas podem ser cadastradas como “A PAGAR”, indicando que se trata de um previsão de despesa que irá se concretizar em determinada data. Nesse caso, quando a loja realizar o pagamento, precisamos registrar no sistema a baixa para que o valor saia do caixa da loja.
Nota: A baixa de despesas é exclusiva para usuários com o perfil "Tesouraria".
Registrar a baixa de uma despesa no SisMaçom é muito simples. Você navega até a tela de receitas pelo menu “Tesouraria > Despesas”, escolhe as contas a pagar que serão quitadas e depois aciona o botão “Itens > Quitar”, conforme indicado na figura abaixo.
A tela de quitação permite informar o valor que será baixado de cada uma das despesas selecionadas. Logo abaixo, é possível escolher a data em que os valores foram pagos (o sistema sugere a data atual). Finalmente, basta acionar o botão “Confirmar”.
Baixa em Lote
Como você já percebeu, o SisMaçom permite a baixa em lote, ou seja, permite que você escolha diversas despesas, de diversos fornecedores para fazer a baixa ao mesmo tempo. Essa é uma facilidade e tanto.
Baixa Parcial
A baixa parcial também é um recurso que facilita a gestão da Tesouraria. Repare que você pode escolher o valor que será quitado, deixando o restante em aberto para ser quitado posteriormente, ou seja, você pode fazer a baixa parcial. O sistema mostra na tela de quitação, o valor já pago e também o valor pendente para que você decida o valor que será baixado. Importante: Você pode também fazer a quitação com um “valor a maior”, esse valor a mais será interpretado pelo sistema como um acréscimo daquela despesa, por exemplo, quando incide juros e multa sobre àquela despesa.
Marcar como Quitado/Isentar
Algumas vezes queremos apenas marcar uma despesa como quitada, mas sem gerar movimentação financeira na conta da loja. Por exemplo, quando a loja recebeu uma isenção e não precisará pagar determinada despesa. Nesse caso, você pode usar a funcionalidade de marcar como “quitado/isentar”, isso vai mudar a despesa para a situação "Quitada". Este procedimento é um pouco diferente da baixa normal. Para fazer isso, acione o botão “Alterar” na tela de despesas, depois na tela de alteração de despesa marque a opção “Marcar como quitada/Isentar” e, ao final, clique em salvar. É evidente que também pode se optar pela simples exclusão da despesa.
Estorno de uma Baixa
Não se preocupe caso você realize uma baixa com algum erro, seja na data ou no valor. A operação de baixa/quitação poderá ser desfeita. Existe um tópico específico para explicar como fazer o estorno.