Ter os clientes e fornecedores da loja cadastrados no SisMaçom agiliza vários processos. Informando os dados corretos, você garante mais controle na gestão financeira da sua loja. É importante lembrar que o SisMaçom já cadastra automaticamente todos os membros da loja como cliente e fornecedor para maior facilidade.
Para cadastrar um novo cliente ou fornecedor, vá em "Tesouraria" > "Configuracoes" > "Clientes e Fornecedores"
Para cadastrar um novo cliente ou fornecedor, vá em "Tesouraria" > "Configuracoes" > "Clientes e Fornecedores"
Nota: A tela para o cadastro dos clientes e fornecedores estará acessível apenas para o perfil "Tesouraria".
Para começar a cadastrar, acione o botão "Novo" que está no canto superior direito da tela, e escolha previamente se é uma pessoa física ou jurídica. A seguir, surgirá a tela com o formulário de cadastro. Basta preencher os campos e clicar em salvar, conforme ilustra a imagem abaixo:
Tags: Você vai notar que existe um campo chamado Tags, que são uma forma de agrupar seus clientes e fornecedores. Criar tags e classificar as pessoas não é obrigatório, mas isso pode facilitar o cadastro de receitas e despesas em lote para várias pessoas de uma só vez.
Dica: Visando dar mais agilidade, você vai notar que, durante o cadastro de receitas e despesas, o SisMaçom permite também a inserção de cliente/fornecedor sem precisar sair daquela tela. Portanto, existem três caminhos: (i) o próprio cadastro de membros da loja vai inserir automaticamente; (ii) por meio da configuração da tesouraria, como mostrou esse tópico de ajuda; (iii) e por meio da tela cadastro de receita/despesa.